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Especialista indica Cromoterapia, Aromaterapia, Fitoterapia, Cristaloterapia e Florais de Bach para equilbrio das emoes e do sono

Diante das ltimas notcias sobre os casos de coronavrus, que esto atingindo o mundo, fica difcil mantermos o controle de nossas preocupaes com relao ao presente e o que nos aguarda no futuro. Sem dvidas, esta pandemia gera uma ansiedade e insegurana que nos tira o foco e pode atrapalhar nossa rotina. Assim como neste caso, h muitos outros momentos da vida que precisamos lidar com a ansiedade. Saber administr-la, sem dvida, primordial para que as coisas no fiquem fora de controle.

De acordo com o naturopata Daniel Alan Costa, coordenador do curso de ps-graduao em Naturopatia da Unip e professor de Fitoterapia do curso de ps-graduao da USP, esse sentimento pode sim ser paralisante e atrapalhar o dia a dia. Por isso, deve ser classificado e encarado como doena que precisa ser tratada. ?O excesso de preocupao com qualquer rea da vida ou o medo exagerado por qualquer motivo pode ser um sinal de que o corpo precisa de ajuda para equilibrar essas emoes?, afirma o especialista.


Durante pandemia tambm tem sido muito recorrente o problema com insnia e isso pode atrapalhar muito o rendimento, alm de comprometer a imunidade. As medicinas tradicionais como a Chinesa e a Ayurveda explicam que manter um sono de qualidade pressuposto para manter a sade integral. Excessos de atividades, especialmente aquelas mais agitadas, excesso de pensamentos, mente ansiosa e agitada, excesso de barulho e luminosidade podem ser possveis causas do comprometimento do sono.

O excesso de preocupao com qualquer rea da vida ou o medo exagerado por qualquer motivo pode ser um sinal de que o corpo precisa de ajuda para equilibrar essas emoes que podem levar insnia?, alerta Costa, que diretor da Escola Brasileira de Naturopatia.

Ele explica que as pessoas tm necessidade de quantidade de sono diferentes, mas as horas dormidas precisam trazer no dia seguinte a sensao de revigoramento. Sentir-se cansado e com perodos de sono durante o dia pode ser um sinal de que h um comprometimento da qualidade do sono. Segundo o especialista, dentro da Naturopatia existem vrias terapias integrativas que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade e ainda promovem um sono reparador. ?Muitas podem ser feitas em casa e ajudar a famlia toda nesse momento de incerteza?, afirma.

Ele prope algumas terapias integrativas que podem ajudar a controlar esses sintomas, como Aromaterapia, Meditao, Cromoterapia, Cristaloterapia e Florais de Bach. ?A indicao nessa fase de isolamento a de consultar o seu naturopata de forma remota e ter uma combinao destas terapias receitadas de forma individual e personalizada?, indica o especialista. Conhea cada uma delas.

Cromoterapia

A cor azul atua como um grande calmante podendo ser utilizada em casos agudos como dor, inflamaes, alergias inclusive as de pele. Atua nos casos de stress, estafa, convalescena, presso alta, obesidade, taquicardia, palpitao, nervosismo, insnia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, cime, medo, insegurana, ansiedade e agitao.

Importante ressaltar a necessidade de um ambiente completamente escuro, o breu total seria o ideal, uma vez que o principal hormnio do sono, a melatonina, precisa deste ambiente escuro para ser produzida em quantidades suficientes para garantir um sono de boa qualidade. Outras cores podem ser indicadas dependendo da causa da insnia e nesse caso o ideal procurar um especialista?, alerta Costa.

Cristaloterapia


A terapia com os cristais consiste em equilibrar os corpos energticos sutis e, em consequncia disto, o corpo fsico tambm entra em equilbrio, pois um influencia o outro. ?Existem diversas formas de se trabalhar terapeuticamente com os cristais. A mais comum atravs da disposio de cristais sobre o corpo, que pode ser sobre a rea a ser tratada ou sobre chakras, importantes centros de energia que regulam em nveis mais sutis a nossa sade?, explica.

Podemos ainda ter o uso de elixir de cristais, que a preparao de gua potencializada com a energia dos cristais, que a preparao de gua potencializada com a energia dos cristais no qual fazemos uso para garantir o nosso bem-estar?, explica o naturopata.

Ametista: pedra bsica do stimo chakras a pedra da meditao e transmutao, do autodomnio e do relaxamento. Proporciona estabilidade e clareza de pensamento. Atua como calmante e integra os sistemas do corpo.

Pirita: pedra ajuda no tratamento de depresso, liberta de medos e frustraes, reduz a ansiedade. Ajuda na realizao de sonhos. Pedra que atrai riqueza, dinheiro, assim como facilita a realizao de bons negcios. Protege contra vibraes negativas.

Alm destes, podemos citar cristais como o lpis-lazuli, azurita, quartzo azul e verde, sodalita, gua-marinha, entre tantos outros?, afirma o naturopata, que tambm acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies).

Florais de Bach

Os Florais de Bach so bem aceitos atualmente e promovem alvio atravs de frmulas naturais. Trazem melhoras em tratamentos no mbito emocional, ajudando quem passa por problemas como a ansiedade. ?Consultar um terapeuta importante para ter uma frmula personalizada que atenda da melhor forma a situao atual do paciente, mas no geral alguns florais podem ter uma boa atuao?, afirma Costa.

A combinao de florais chamada Rescue tem a funo de agir rpido para alvio emocional e pode ser usado em situaes nas quais a pessoa precisa reestabelecer o equilbrio emergencialmente. O Impatiens indicado para aqueles que tendem a querer que tudo se resolva na hora, imediatismo que traz ainda mais ansiedade no dia a dia. O Red Chestnut ajuda a diminuir a preocupao em excesso, aquela que exacerbada e sem motivos reais. J o Mimulus pode ser usado para complementar e colaborar para diminuir o medo de tudo.

Aromaterapia


As propriedades harmonizadoras dos leos essenciais vo oferecer um equilbrio fsico, mental e emocional duradouros, por exemplo, extremamente importante no momento de tenso e ansiedade. Na aromaterapia, h vrios leos essenciais so calmantes e tm a funo ansioltica amplamente comprovada cientificamente, comparada a ansiolticos convencionais, mas sem os efeitos colaterais que tanto incomodam as pessoas.

Entre eles unnime o de Lavanda (Lavandula angustiflia) que tem ao calmante e j tem uso comprovado para dor de cabea, agitao, TPM, clicas menstruais, ansiedade e depresso que tambm so causas da insnia. O leo de Patchouli (Pogostemon cablin), alm de auxiliar na falta de concentrao, alivia a ansiedade em condies relacionadas ao estresse. Tambm possvel usar o de Camomila Romana. Para aqueles indivduos mais irritados, ou que vivem em ambientes estressores, os leos de mandarina, bergamota e laranja doce tem indicaes comprovadas em pesquisas cientficas.

Outros leos com forte ao calmante que auxiliam no tratamento da insnia: Camomila romana, valeriana, manjerona, ylang-ylang e manjerico. Temos ainda o cedro, menta arvensis E eucalipto que, alm de auxiliar na falta de concentrao, alivia a ansiedade em condies relacionadas ao estresse. Se a causa da insnia for os distrbios da menopausa, o leo de Gernio e Slvia Esclaria so excelentes para amenizar o desconforto deste perodo, contribuindo para melhorar a qualidade do sono.

Mas importante lembrar que os leos essenciais no podem ser usados diretamente na pele. Neste caso, a sugesto o de inalar o aroma profundamente diretamente do vidro ou utilizar os colares aromatizadores individuais. ?Imediatamente j haver estmulos das partes do crebro relativas memria e emoo. Tambm podem ser usados em difusores para a casa, estendendo o efeito para todos os integrantes da famlia, incluindo animais?, alerta o especialista.

Fitoterapia

Devido s propriedades calmantes, a fitoterapia ajuda na ansiedade e a dormir bem. Neste caso, alguns chs como Passiflora, Camomila, Mulungu, Valeriana e Macela, Erva-cidreira e Erva-doce a so recomendados, segundo informa Daniel, que especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Hospital Albert Einstein e professor de fitoterapia na USP.

O Mulungu (Erythrina velutina), tambm conhecido como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas psicolgicos relacionados ao estresse. Tratamento de estados emocionais como histeria, neurose, ansiedade, agitao, depresso, ataque de pnico, epilepsia e compulso devido s suas propriedades antidepressivas, hipntica, sedativa e tranquilizante.

O Mulungu tambm possui propriedades analgsicas, narcticas, antiespasmdicas e tnicas. Devido sua capacidade calmante e tranquilizante, muito utilizado para tratar os distrbios do sono, como a insnia, por exemplo?, explica o naturopata.

Na Alemanha, na Gr-Bretanha e em outros pases europeus, a Valeriana aprovada oficialmente por autoridades mdicas como uma planta que auxilia o sono. H sculos utilizada para ajudar a dormir. Pode atuar tambm como agente calmante nas situaes estressantes ocorridas durante o dia. ?Ela utilizada para o tratamento de distrbios da ansiedade e de outras doenas que pioram com o estresse, como a diverticulose e a sndrome do clon irritvel?, afirma Costa.

J a Passiflora mais conhecida por seu fruto, o maracuj. O Brasil possui um grande nmero de espcies de Passiflora, mas apesar de abrigar quase um tero das espcies, somente duas delas so exploradas comercialmente. So elas: P. edulis (maracuj roxo) e sua forma amarela P.edulis Sims f. flavicarpa Deg. (maracuj amarelo) e o P. alata (maracuj doce).

A Passiflora estimula a liberao de hormnios que levam ao relaxamento e sensao de bem-estar. Por isso, a planta benfica em casos de insnia e tambm ajuda a evitar a depresso devido sensao de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes qumicos primrios, calcalides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo?, ensina o professor.

Concentrao e disciplina no home office

O home office exige mais concentrao e disciplina. Focar no trabalho em casa pode ser desafiador, com grandes chances de dividir a ateno entre tarefas domsticas, televiso, a cama logo ali para uma soneca, entre outras distraes. Os benefcios da Aromaterapia para quem est em casa e precisa de concentrao para manter a produtividade do trabalho so inmeros.

?A Lavanda (Lavandula angustifolia) e a Camomila Romana (Chamaemelum nobile/Anthemis nobilis) podem ser utilizadas para equilibrar o emocional e oferecer tranquilidade durante esse perodo, j que mais do que normal ficar nervoso ou ansioso com tudo o que est acontecendo. J o Alecrim (Rosmarinus officinalis), por exemplo, excelente como fortalecedor de memria?, afirma o especialista.

Segundo Alan, a reputao do Alecrim como estimulante do crebro vem da poca da Grcia antiga. ?Naquela poca os estudantes, durante o perodo de provas, j usavam raminhos da erva no cabelo, pois eles perceberam que a essncia conforta o crebro, agua a compreenso, restaura a memria perdida e desperta a mente?, afirma o naturopata.

Outros leos essenciais indicados para concentrao precria e fadiga mental so o Menta (Mentha piperita), o Patchouli (Pogostemon cablin), que alm de auxiliar na falta de concentrao, alivia a ansiedade em condies relacionadas ao estresse, o Tomilho branco (Thymus vulgaris ? ct linalol) que ativa as clulas do crebro, estimulando a memria e favorecendo a concentrao. J o leo essencial de Vetiver (Vetiveria zizanoides) descontrai profundamente sendo til para quem precisa concentrar as suas energias.

?As propriedades harmonizadoras dos leos essenciais vo oferecer um equilbrio fsico, mental e emocional duradouros aos trabalhadores, extremamente importante neste momento em home office. Mas importante lembrar que os leos essenciais no podem ser usados diretamente na pele. Neste caso, a sugesto o de inalar o aroma profundamente diretamente do vidro ou utilizar os colares aromatizadores individuais. Imediatamente j haver estmulos das partes do crebro relativas a memria e emoo?, alerta o naturopata.

 

Confira receitas caseiras para acalmar

Limo, camomila e cidreira 

1 xcara de acar mascavo (200 g)

Casca de 4 limes, camomila (2 g) e erva cidreira (2 g)

1 xcara de gua. Ferver at o ponto de xarope.

Indicaes: Excelente efeito de modulao do humor, calmante, anti-hipertensivo. Tomar 2 vezes ao dia por 15 dias.

Limo, passiflora (folhas do maracuj) e mulungu

1 xcara de acar mascavo (200 g)

Casca de 4 limes, passiflora (2 g) e mulungu (2 g)

1 xcara de gua. Ferver at o ponto de xarope.

Indicaes: Calmante, relaxante muscular, insnia, depresso, ansiedade. Tomar 3 vezes ao dia por 30 dias.

 

Matria publicada em: https://www.vidaeacao.com.br/5-terapias-naturais-que-ajudam-a-amenizar-a-ansiedade/

Imagens: Canva / Internet

 

Palavras-chave: naturopatia ; sade ; cromoterapia; aromaterapia; fitoterapia; cristaloterapia ;florais de Bach