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Saiba como utilizar a cromoterapia, a aromaterapia, a fitoterapia, a cristaloterapia, os florais de Bach e a meditao a seu favor nesta quarentena

 

POR ALINE MELO

Priorizar um sono de qualidade fundamental para manter a sade. Mas em tempos de coronavrus, possvel que a insnia se torne um problema ainda mais recorrente, j que a cobrana por ser produtivo na quarentena e o futuro incerto podem comprometer a qualidade do sono. Embora a quantidade varie de pessoa para pessoa, as horas dormidas devem trazer revigoramento e sentir-se frequentemente cansado durante o dia pode ser um sinal de ateno. 

"O excesso de preocupao com qualquer rea da vida ou o medo exagerado por qualquer motivo pode ser um sinal de que o corpo precisa de ajuda para equilibrar essas emoes que podem levar insnia?, alerta o naturopata Daniel Alan Costa, diretor da Escola Brasileira de Naturopatia e professor de Fitoterapia do curso de ps-graduao da USP. Dentro da Naturopatia, vrias terapias integrativas podem ajudar a controlar o estresse e a ansiedade e promover um sono reparador. Confira 6 delas a seguir! 

1. Cromoterapia

A cor azul, por exemplo, atua como um grande calmante, podendo ser utilizada tanto em casos agudos, como dores, inflamaes e alergias, como tambm para atenuar o estresse, a ansiedade e a agitao. Mas vale ressaltar que na hora de dormir o indicado um ambiente completamente escuro, uma vez que o principal hormnio do sono, a melatonina, precisa de um ambiente escuro para ser produzido. "Outras cores podem ser indicadas dependendo da causa da insnia e nesse caso o ideal procurar um especialista?, afirma Daniel.

2. Aromaterapia

No mbito dos aromas, estudos recorrentes apontam as melhores essncias para o tratamento da insnia, como o caso da lavanda, que tem ao calmante e tem efeito comprovado contra dor de cabea, agitao, TPM, clicas menstruais, ansiedade e depresso, que tambm so causas da insnia. Para os indivduos mais irritados ou que vivem em ambientes estressores, os leos de mandarina, bergamota e laranja doce tem indicaes comprovadas em pesquisas cientficas.

Outros leos com forte ao calmante que auxiliam no tratamento da insnia so camomila romana, valeriana, manjerona, ylang-ylang e manjerico. As propriedades harmonizadoras dos leos essenciais vo oferecer um equilbrio fsico, mental e emocional duradouros. "Para isso, importante lembrar que os leos essenciais no devem ser usados diretamente na pele. A sugesto inalar o aroma profundamente diretamente do vidro ou utilizar os colares aromatizadores individuais. Eles tambm podem ser usados em difusores pela casa, estendendo o efeito para todos os integrantes da famlia, incluindo animais?, aconselha o especialista.

3. Fitoterapia

Com propriedades calmantes, alguns chs podem ajudar a diminuir a ansiedade e a dormir melhor, como os de erva-cidreira, erva-doce, macela, passiflora, camomila, mulungu e valeriana. Na Alemanha, na Gr-Bretanha e em outros pases europeus, a valeriana aprovada oficialmente por autoridades mdicas como uma planta que auxilia o sono e h sculos utilizada para ajudar a dormir. ?Ela utilizada para o tratamento de distrbios da ansiedade e de outras doenas que pioram com o estresse, como a diverticulose e a sndrome do clon irritvel?, conta Daniel.

4. Cristaloterapia

?Existem diversas formas de se trabalhar terapeuticamente com os cristais. A mais comum atravs da disposio de cristais sobre o corpo, que pode ser sobre a rea a ser tratada ou sobre chakras, importantes centros de energia que regulam em nveis mais sutis a nossa sade. Podemos ainda ter o uso de elixir de cristais, que a preparao de gua potencializada com a energia dos cristais?, explica o naturopata.

A ametista a pedra da meditao e transmutao, do autodomnio e do relaxamento. Proporciona estabilidade, clareza de pensamento, atua como calmante e integra os sistemas do corpo. J a pirita ajuda no tratamento de depresso, liberta de medos e frustraes, reduzindo a ansiedade. Alm destas, recomenda-se o uso de cristais como o lpis-lazuli, azurita, quartzo azul e verde, sodalita, gua-marinha, entres tantos outros.

5. Florais de Bach

Os Florais de Bach so bem aceitos atualmente por promoverem alvio atravs de frmulas naturais. Trazem melhoras em tratamentos no mbito emocional, ajudando quem passa por problemas como a ansiedade. ?Consultar um terapeuta importante para ter uma frmula personalizada que atenda da melhor forma a situao atual do paciente, mas no geral alguns florais podem ter uma boa atuao?, afirma Daniel.

A combinao de florais chamada Rescue tem a funo de agir rpido para alvio emocional e pode ser usado em situaes nas quais a pessoa precisa reestabelecer o equilbrio emergencialmente. O Impatiens  indicado para aqueles que tendem a querer que tudo se resolva na hora, imediatismo que traz ainda mais ansiedade no dia a dia. O Red Chestnut ajuda a diminuir a preocupao em excesso, aquela que exacerbada e sem motivos reais. J o Mimulus pode ser usado para complementar e colaborar para diminuir o medo de tudo.

6. Meditao

A meditao promove a melhoria do autocontrole, como uma forma de equilbrio da mente. Manter o foco no momento presente faz com que a pessoa de fato vivencie e experimente de forma profunda os eventos do dia a dia e isto faz total diferena neste momento. ?O desequilbrio nesta rea pode gerar dois tipos de problemas: viver projetando aes, o que gera quadros intensos de ansiedade e leva ao sofrimento, ou mergulhar no passado, o que gera angstias, tristeza, culpa, dor?, alerta o naturopata.

Segundo o especialista, muitos estudos cientficos j comprovaram os diversos benefcios da prtica. ? possvel alcanar o equilbrio emocional, reduzir a ansiedade generalizada, aumentar a imunidade, melhorar o sono, as dores crnicas, diminuir a frequncia cardaca e controlar a presso arterial. importante lembrar que meditar como correr. Ningum comea fazendo 30 minutos e da melhor maneira. preciso praticar aos poucos. Minha sugesto a de comear com um minuto de meditao e gradativamente aumentar o tempo?, ensina.

 

Matria publicada em: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Bem-Estar/noticia/2020/05/6-terapias-naturais-para-tratar-insonia-ansiedade-e-o-estresse.html

Palavras-chave: plantas; sade; naturopatia