builderall

Para chegar terceira idade com sade e disposio, a sugesto a de j pensar nela aos trinta anos. "Para ter qualidade de vida aps os 60 anos precisamos nos preparar com antecedncia, quando estamos no auge do nosso vigor, j que a proposta a de manter a vitalidade e a sade fsica e mental no nvel mais alto possvel durante essa fase", afirma Daniel Alan Costa, naturopata especialista em bases de Medicina Integrativas do Hospital Albert Einstein.

Ento se voc jovem, siga as dicas do especialista para ter uma velhice com qualidade, adotando um estilo de vida natural que pode preservar e muito a sade.

1-) Pratique exerccios fsicos todos os dias. Voc conhece as prticas corpreas orientais? Tai Chi Chuan, Yoga, Qi Gong, Lian Gong entre outras so excelentes para o corpo e para a mente. O governo chins tem um programa nacional destas prticas e com isto reduziu drasticamente os gastos com sade. Outra opo a musculao, sempre com a orientao de um profissional capacitado. Depois dos 30 anos a perda de massa muscular se intensifica, chegando a 40%.

2-) No fume e evite a ingesto de carne, pois ambos liberam substncias produtoras de envelhecimento precoce.

3-) Durma cedo e bem, pois o hormnio do crescimento atinge seu pico de produo antes da meia-noite.

4-) D preferncia aos alimentos que contm antioxidantes naturais que previnem doenas, rugas e flacidez, como os carboidratos integrais, frutas e verduras.

5-) Revitalize suas clulas sempre que possvel: tome sol diariamente nas primeiras horas da manh, ande descalo sobre a grama molhada de orvalho, v a praia andar na areia e na beira do mar sempre que possvel, banhe-se nas guas de uma cachoeira, caminhe em um parque arborizado e respire profundamente, abuse do repouso para restabelecer as clulas, pois elas amam um repouso restaurador, valorize a amizade, o sorriso, o abrao, a gratido, a alegria, pois tudo isso produz endorfina, hormnio capaz de reenergizar as clulas de defesa.

6-) Mantenha a curiosidade intelectual aprendendo uma nova atividade para conservar a mente lcida e alerta. Viaje, estude um novo idioma, faa algo que nunca fez, abuse das palavras cruzadas pois assim a mente permanece jovem e o crebro bem irrigado.

7-) Aprenda a meditar. A meditao, comprovada cientificamente, diminui a ansiedade, aumenta a estabilidade emocional, a criatividade, a alegria, desenvolve a intuio, diminui a presso arterial, diminui qualquer tenso relacionada com a dor, como dores de cabea, musculares, articulares, aumenta a produo de serotonina, melhorando o humor e o comportamento e melhora o sistema imunolgico.

Pratique o voluntariado. J foi comprovado, por meio de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, que quem faz trabalho voluntrio mais feliz e apresenta uma carga de stress muito menor em relao a quem no adepto a prtica. Alm disso, foi comprovado que as pessoas que se dedicam ao voluntariado vivem em mdia quatro anos a mais. Isso porque ocorre a liberao de endorfinas que provocam em todo o corpo a sensao de prazer.

Sobre o especialista

Daniel Alan Costa especialista em Bases de Medicina Integrativa do Albert Einstein, Naturopata, Acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies), coordenador do curso de ps-graduao em Naturopatia da UNIP e Diretor Da EBRAN - ESCOLA BRASILEIRA DE NATUROPATIA