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Por Mxima Assessoria de Imprensa | Crdito: Divulgao


Durante a pandemia ainda mais recorrente o problema com insnia e isso pode atrapalhar muito o rendimento, alm de comprometer a imunidade. As medicinas tradicionais como a Chinesa e a Ayurveda explicam que manter um sono de qualidade pressuposto para manter a sade integral.

?Pessoas tm necessidade de quantidade de sono diferentes, mas as horas dormidas precisam trazer no dia seguinte a sensao de revigoramento. Sentir-se cansado e com perodos de sono durante o dia pode ser um sinal de que h um comprometimento da qualidade do sono. O excesso de preocupao com qualquer rea da vida ou o medo exagerado por qualquer motivo pode ser um sinal de que o corpo precisa de ajuda para equilibrar essas emoes que podem levar insnia?, alerta Daniel Alan Costa, naturopata, diretor da Escola Brasileira de Naturopatia e professor de Fitoterapia do curso de ps-graduao da USP.

Segundo o especialista, dentro da Naturopatia existem vrias terapias integrativas que ajudam a controlar esses sintomas e promovem um sono reparador. ?Muitas podem ser feitas em casa e ajudar a famlia toda nesse momento de incerteza?, afirma.

Cromoterapia

Cor azul: a cor atua como um grande calmante podendo ser utilizada em casos agudos como dor, inflamaes e alergias inclusive as de pele. Atua nos casos de stress, estafa, convalescena, presso alta, obesidade, taquicardia, palpitao, nervosismo, insnia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, cime, medo, insegurana, ansiedade e agitao. ?Importante ressaltar a necessidade de um ambiente completamente escuro, o breu total seria o ideal, uma vez que o principal hormnio do sono, a melatonina, precisa deste ambiente escuro para ser produzida em quantidades suficientes para garantir um sono de boa qualidade. Outras cores podem ser indicadas dependendo da causa da insnia e nesse caso o ideal procurar um especialista?, alerta.

Aromaterapia

Na aromaterapia, temos algumas revises sistemticas que citam vrias essencias para o tratamento desta condio. Entre eles unnime o de Lavanda (Lavandula angustiflia) que tem ao calmante e j tem uso comprovado para dor de cabea, agitao, TPM, clicas menstruais, ansiedade e depresso que tambm so causas da insnia.

Para aqueles indivduos mais irritados, ou que vivem em ambientes estressores, os leos de mandarina, bergamota e laranja doce tem indicaes comprovadas em pesquisas cientficas. Outros leos com forte ao calmante que auxiliam no tratamento da insnia: Camomila romana, valeriana, manjerona, ylang-ylang e manjerico. Temos o leo de Patchouli (Pogostemon cablin), cedro, menta arvensis, eucalipto que alm de auxiliar na falta de concentrao, alivia a ansiedade em condies relacionadas ao estresse. Se a causa da insnia for os distrbios da menopausa, o leo de Gernio e Slvia Esclaria so excelentes para amenizar o desconforto deste perodo, contribuindo para melhorar a qualidade do sono.

?As propriedades harmonizadoras dos leos essenciais vo oferecer um equilbrio fsico, mental e emocional duradouros, mas importante lembrar que os leos essenciais no podem ser usados diretamente na pele. Neste caso, a sugesto o de inalar o aroma profundamente diretamente do vidro ou utilizar os colares aromatizadores individuais. Tambm podem ser usados em difusores para a casa estendendo o efeito para todos os integrantes da famlia, incluindo animais?, alerta o especialista.

Fitoterapia

Com propriedades calmantes, para ajudar a diminuir a ansiedade e a dormir bem, alguns chs so recomendados: Erva-cidreira, Erva-doce, Macela, Passiflora, Camomila, Mulungu e Valeriana.

O Mulungu (Erythrina velutina), tambm conhecido como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas psicolgicos relacionados ao estresse. Tratamento de estados emocionais como histeria, neurose, ansiedade, agitao, depresso, ataque de pnico, epilepsia e compulso devido s suas propriedades antidepressivas, hipntica, sedativa e tranquilizante. ?O Mulungu tambm possui propriedades analgsicas, narcticas, antiespasmdicas e tnicas. Devido sua capacidade calmante e tranquilizante, muito utilizado para tratar os distrbios do sono, como a insnia, por exemplo?, explica o naturopata. 

Na Alemanha, na Gr-Bretanha e em outros pases europeus, a Valeriana aprovada oficialmente por autoridades mdicas como uma planta que auxilia o sono. H sculos utilizada para ajudar a dormir. Pode atuar tambm como agente calmante nas situaes estressantes ocorridas durante o dia. ?Ela utilizada para o tratamento de distrbios da ansiedade e de outras doenas que pioram com o estresse, como a diverticulose e a sndrome do clon irritvel?, afirma Costa.

J a Passiflora mais conhecida por seu fruto, o maracuj. O Brasil possui um grande nmero de espcies de Passiflora, mas apesar de abrigar quase um tero das espcies, somente duas delas so exploradas comercialmente. So elas: P. edulis (maracuj roxo) e sua forma amarela P.edulis Sims f. flavicarpa Deg. (maracuj amarelo) e o P. alata (maracuj doce). ?A Passiflora estimula a liberao de hormnios que levam ao relaxamento e sensao de bem-estar. Por isso, a planta benfica em casos de insnia e tambm ajuda a evitar a depresso devido sensao de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes qumicos primrios, calcalides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo?, ensina o professor.

Cristaloterapia

A terapia com os cristais consiste em equilibrar os corpos energticos sutis e, em consequncia disto, o corpo fsico tambm entra em equilbrio, pois um influencia o outro. ?Existem diversas formas de se trabalhar terapeuticamente com os cristais. A mais comum atravs da disposio de cristais sobre o corpo, que pode ser sobre a rea a ser tratada ou sobre chakras, importantes centros de energia que regulam em nveis mais sutis a nossa sade. Podemos ainda ter o uso de elixir de cristais, que a preparao de gua potencializada com a energia dos cristais?, explica o naturopata.

Ametista: pedra bsica do stimo chakra a pedra da meditao e transmutao, do autodomnio e do relaxamento. Proporciona estabilidade e clareza de pensamento. Atua como calmante e integra os sistemas do corpo.

Pirita: ajuda no tratamento de depresso, liberta de medos e frustraes, reduz a ansiedade.

Alm destas, podemos citar cristais como o lpis-lazuli, azurita, quartzo azul e verde, sodalita, gua-marinha entres tantos outros.

Florais de Bach

Os Florais de Bach so bem aceitos atualmente e promovem alvio atravs de frmulas naturais. Trazem melhoras em tratamentos no mbito emocional, ajudando quem passa por problemas como a ansiedade. ?Consultar um terapeuta importante para ter uma frmula personalizada que atenda da melhor forma a situao atual do paciente, mas no geral alguns florais podem ter uma boa atuao?, afirma Costa.

A combinao de florais chamada Rescue tem a funo de agir rpido para alvio emocional e pode ser usado em situaes nas quais a pessoa precisa reestabelecer o equilbrio emergencialmente. O Impatiens indicado para aqueles que tendem a querer que tudo se resolva na hora, imediatismo que traz ainda mais ansiedade no dia a dia. O Red Chestnut ajuda a diminuir a preocupao em excesso, aquela que exacerbada e sem motivos reais. J o Mimulus pode ser usado para complementar e colaborar para diminuir o medo de tudo.

Meditao

A meditao promove a melhoria do autocontrole, como uma forma de equilbrio da mente. Manter o foco no momento presente faz com que a pessoa de fato vivencie e experimente de forma profunda os eventos do dia a dia e isto faz total diferena. ?O desequilbrio nesta rea pode gerar dois tipos de problemas: viver projetando aes, o que gera quadros intensos de ansiedade e leva ao sofrimento, ou mergulhar no passado, o que gera angstias, tristeza, culpa, dor?, alerta.

Segundo o especialista, muitos estudos cientficos j comprovaram os diversos benefcios da prtica. ? possvel alcanar o equilbrio emocional, reduzir a ansiedade generalizada, aumentar a imunidade, melhorar o sono, as dores crnicas, diminuir a frequncia cardaca e controlar a presso arterial. importante lembrar que meditar como correr. Ningum comea fazendo 30 minutos e da melhor maneira. preciso praticar aos poucos. Minha sugesto a de comear com um minuto de meditao e gradativamente aumentar o tempo?, ensina.

 

*Prof. Daniel Alan Costa  especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein, professor de fitoterapia na USP, Naturopata, acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies), coordenador do curso de ps-graduao em Naturopatia da UNIP e diretor da Escola Brasileira de Naturopatia.

 

Matria publicada em: http://www.revistamaster.com.br/outros-estilos/quarentena-como-resolver-a-insonia-de-forma-natural-simples-e-eficiente/

Palavras-chave: plantas; sade; naturopatia; insonia; cristais